Aparelhos são destinados ao governo de Santa Catarina para serem utilizados no tratamento de pacientes com COVID-19.

Por Ricardo Casarin

A WEG, um dos principais playeres industriais no País, com forte atuação na área de energia solar, anunciou a entrega dos primeiros ventiladores pulmonares fabricados pela empresa. Os aparelhos serão entregues ao governo de Santa Catarina para serem utilizados no tratamento de pacientes com COVID-19. A companhia, fornecedora de soluções para o mercado fotovoltaico, utilizou a estrutura de suas fábricas de equipamentos elétricos em Jaraguá do Sul (SC) para produzir os respiradores artificiais.

“Estamos entregando nessa semana os primeiros ventiladores pulmonares para UTI, num prazo recorde de pouco mais de trinta dias”, declarou o diretor superintendente da WEG Automação, Manfred Peter Johann. Ele classificou a inciativa como uma verdadeira operação de guerra, em que foram mobilizados mais de cem colaboradores.

“Após analisarmos o produto, decidimos atender esse pleito do governo e realizamos uma mobilização interna muito grande, envolvendo várias áreas da empresa, como engenharia, processos e produção. Um grande desafio encontrado foi a escassez de componentes utilizados na produção destes ventiladores devido à grande demanda no mercado mundial no momento”, explicou o executivo.

Para superar esse obstáculo, a WEG decidiu produzir alguns destes componentes. “Para tanto, utilizamos distintas unidades de produção internas, tais como ferramentaria, injeção de plástico, montagem de placas eletrônicas, serralheria e montagem de produtos eletromecânicos.”